Computação em nuvem: entenda o que é

27/09/23

A computação em nuvem, também conhecida como cloud computing, em inglês, é um modelo de entrega de serviços de computação pela internet. 

Em vez de manter servidores e armazenamento físicos em suas instalações ou data centers, os usuários acessam recursos computacionais, como bancos de dados, redes, software e análises, pela internet a partir de provedores de serviços de nuvem.

Esse modelo permite que as organizações tenham acesso flexível e sob demanda a recursos sem a necessidade de investir em infraestrutura local, reduzindo os custos de aquisição e manutenção de hardware e software. 

Os três principais modelos da computação em nuvem

Software as a Service (SaaS)

Neste, os usuários têm acesso a aplicativos e softwares hospedados na nuvem, como plataformas de e-mail, sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) e aplicativos de produtividade. Exemplos incluem o Microsoft 365, o Google Workspace e o Salesforce.

Platform as a Service (PaaS)

Aqui, os usuários obtêm uma plataforma e ambiente de desenvolvimento completos para criar, implantar e gerenciar aplicativos sem se preocupar com a infraestrutura subjacente. Exemplos incluem o Google App Engine, o Microsoft Azure App Service e o AWS Elastic Beanstalk.

Infrastructure as a Service (IaaS)

Os usuários têm acesso a recursos de computação essenciais, como máquinas virtuais, armazenamento e redes, permitindo que construam, gerenciem e escalonem suas próprias aplicações. Exemplos incluem Amazon Web Services (AWS), Microsoft Azure e Google Cloud Platform.

Além disso, a computação em nuvem oferece modelos de implantação, como: 

Nuvem Pública: serviços disponíveis para qualquer pessoa pela internet. Exemplo: Google Cloud, Amazon Web Services (AWS), Microsoft Azure.

Nuvem Privada: serviços dedicados a uma única organização. Podem ser gerenciados pela organização ou por terceiros e podem estar nas instalações físicas da empresa ou em data centers de terceiros.

Nuvem Híbrida: integração de serviços e recursos de nuvens públicas e privadas.

Nuvem Comunitária: compartilhamento de recursos e necessidades comuns entre organizações de uma mesma comunidade.

Benefícios da cloud computing para empresas

Essa abordagem traz diversos benefícios, incluindo escalabilidade, flexibilidade, economia de custos, segurança e recuperação de desastres aprimorada. Além de que empresas podem ajustar seus recursos conforme a demanda, o que é especialmente útil em situações de picos de tráfego ou necessidades sazonais. Entenda melhor a seguir:

Mobilidade: permite o acesso a dados e aplicativos de qualquer lugar com uma conexão à internet, facilitando o trabalho remoto e a colaboração em equipe.

Escalabilidade: a capacidade de aumentar ou diminuir os recursos de computação conforme necessário, permitindo uma adaptação ágil às mudanças na demanda. Isso é vital em situações como promoções, lançamentos de produtos ou eventos que gerem picos de tráfego.

Flexibilidade: as soluções em nuvem oferecem uma variedade de serviços e modelos de implantação, permitindo que as organizações escolham a abordagem mais adequada às suas necessidades específicas.

Economia de custos: a cloud computing reduz os custos de capital, pois não requer investimentos significativos em infraestrutura física. Além disso, os serviços em nuvem muitas vezes operam em um modelo de pagamento conforme o uso, o que pode ser mais econômico a longo prazo.

Segurança Aprimorada: embora a segurança seja uma preocupação, os provedores de serviços em nuvem geralmente oferecem medidas de segurança avançadas, incluindo criptografia de dados, controles de acesso robustos e monitoramento constante. Eles têm recursos para investir em segurança de alto nível, o que pode ser difícil para organizações individuais.

Recuperação de desastres: facilita a implementação de estratégias de recuperação de desastres, permitindo a replicação e o backup eficientes de dados em vários locais. Isso garante que, em caso de falha ou desastre, a recuperação dos dados seja rápida e eficaz.

Inovação acelerada: ao liberar as equipes de TI das tarefas de gerenciamento de infraestrutura, as organizações podem concentrar seus esforços em inovação e desenvolvimento de produtos.

Sustentabilidade ambiental: ao consolidar servidores e otimizar a utilização de recursos, pode reduzir o consumo de energia e a pegada de carbono das organizações.

Acesso a recursos globais: a nuvem permite que as organizações acessem uma ampla gama de serviços e recursos globais, proporcionando uma vantagem competitiva no mercado.

Esses benefícios combinados tornam a computação em nuvem uma escolha atraente para muitas organizações, proporcionando eficiência operacional, agilidade e segurança.

Mas e quanto à segurança de dados?

A segurança de dados na computação em nuvem é uma prioridade fundamental, dada a natureza sensível e crítica das informações armazenadas na nuvem. Aqui estão os principais aspectos sobre como a segurança de dados é abordada na computação em nuvem:

Criptografia

A criptografia é essencial para proteger dados durante a transmissão (in-the-transit) e armazenamento (at-rest). Os dados são criptografados antes de serem armazenados e apenas o usuário autorizado possui a chave para descriptografar.

Controles de Acesso

São implementados sistemas de controle de acesso rigorosos. Os usuários e aplicativos têm permissões específicas para acessar determinados recursos, garantindo que apenas pessoas autorizadas possam visualizar ou modificar os dados.

Monitoramento e Auditoria

Os provedores de nuvem monitoram continuamente atividades na nuvem para identificar comportamentos suspeitos. Além disso, registros detalhados são mantidos para possibilitar auditorias de segurança e conformidade.

Firewalls e Segurança em Rede

Firewalls e outras medidas de segurança de rede são aplicadas para proteger contra acessos não autorizados e ataques.

Autenticação Multifatorial (MFA)

A MFA adiciona uma camada extra de segurança, exigindo múltiplas formas de autenticação antes de conceder acesso, como senha, código enviado via SMS ou autenticação biométrica.

Segurança Física dos Data Centers

Os data centers que hospedam os servidores em nuvem são altamente seguros, protegidos contra intrusões físicas e desastres naturais.

Resiliência e Redundância

Os provedores de nuvem implementam práticas de resiliência e redundância para garantir a disponibilidade contínua dos dados, mesmo em caso de falhas de hardware ou interrupções.

Atualizações e Patches

Também são aplicadas regularmente atualizações de segurança e patches para mitigar novas vulnerabilidades que possam surgir.

Conformidade Legal e Regulatória

Sobretudo, os provedores de nuvem aderem a padrões e regulamentações de segurança de dados, como a LGPD, garantindo a conformidade com as leis aplicáveis.

E, claro, a segurança de dados na computação em nuvem é uma responsabilidade compartilhada entre o provedor e o cliente, o qual também tem a responsabilidade de implementar práticas de segurança adequadas, como gerenciamento correto de chaves, configurações de segurança, treinamento dos usuários e gerenciamento de dispositivos móveis para garantir um ambiente seguro.

Conclusão

A computação em nuvem é uma tendência crescente que chegou para ficar e revolucionar a forma como as empresas operam suas atividades. 

Portanto, se você quer ficar por dentro das atualizações e novidades acerca da transformação digital, inovações tecnológicas e melhoria contínua, visite o blog do cloud4mobile e não perca nenhum conteúdo que publicamos periodicamente, exclusivos para informar, tirar suas dúvidas, e apresentar soluções personalizadas em segurança móvel.