Anywhere Office: saiba como gerenciar suas equipes de forma segura e produtiva

7/08/23

Você sabe o que é o anywhere office e como ele se diferencia do já bastante conhecido home office? Pois bem, com o surgimento da pandemia da Covid-19 houve uma revolução na forma como as pessoas executam suas atividades profissionais, impulsionada pela adoção de formas flexíveis e remotas de trabalho. 

No entanto, com esses novos modelos, uma questão crucial surgiu para gestores e líderes: como monitorar efetivamente as equipes remotas? E ainda, como garantir a manutenção dos níveis de produtividade e segurança das operações?

Se você tem interesse em descobrir essas respostas, continue a leitura deste artigo, pois abordaremos dicas essenciais para monitorar o desempenho do seu time, apresentando a melhor solução para essa questão.

O que é o anywhere office? 

Enquanto o home office se concentra em transformar a residência em um escritório e local de trabalho, o conceito de anywhere office vai além e abraça a ideia de que é possível trabalhar em qualquer lugar. 

Seja em casa, em espaços de coworking, ou mesmo em locais públicos como cafés e hotéis, essa modalidade possibilita que as equipes se conectem e realizem suas atividades diárias normalmente, desde que tenham acesso à internet e estrutura para isso.

Importância de monitorar as equipes que trabalham remotamente

Mesmo com todas as vantagens e flexibilidade oferecidas pelo anywhere office, é inegável que surjam inseguranças quanto à manutenção dos mesmos níveis de entrega e execução das tarefas, por isso é fundamental que se implementem medidas para garantir que tudo se mantenha nos padrões.

Nesse sentido, o monitoramento remoto oferece às empresas a oportunidade de entender de forma abrangente o que está acontecendo em suas operações, além de possibilitar a correção de falhas e erros. 

O que acontece na prática é que, ao acompanhar o desempenho das equipes em diferentes cenários, os gestores identificam certos gargalos, o que lhes permite atuar de forma proativa e antecipar possíveis problemas.

Como implementar o monitoramento remoto

Para realizar o monitoramento remoto de forma eficaz e obter sucesso, é fundamental seguir algumas práticas essenciais. Confira abaixo as dicas para fazer o acompanhamento de maneira correta:

1. Realize reuniões com frequência

Agendar reuniões periódicas com o time é essencial para manter a comunicação fluida e o alinhamento das execuções. Além de atribuir novas tarefas, esses encontros permitem entender o estado emocional dos colaboradores, algo que é muito valorizado atualmente, afinal, para desempenhar bem, é preciso estar bem. 

Ademais, essa é uma oportunidade para coletar dicas e insights valiosos percebidos pelos membros da sua organização, bem como esclarecer dúvidas e resolver eventuais imbróglios. Portanto, a realização frequente de reuniões demonstra o comprometimento da empresa com os funcionários, motivando-os e transmitindo transparência.

2. Estabeleça regras

Definir diretrizes claras e regras específicas para o anywhere office é primordial para garantir a eficiência e a segurança das operações. Sendo assim, estabeleça prazos para entregas, formas de comunicação, entre outras regras relevantes para a melhor fluidez dos processos. Essa estrutura cria um ambiente mais organizado e coeso, pois possibilita que todos estejam alinhados quanto às expectativas e suas responsabilidades.

3. Utilize uma ferramenta de gestão MDM

O MDM (Mobile Device Management) é uma solução tecnológica que se apresenta como a melhor aliada para empresas que adotam o modelo do anywhere office. Isso porque, com ela é possível realizar o controle centralizado de dispositivos móveis, como smartphones, tablets e laptops utilizados pelos colaboradores.

Por meio dessa ferramenta, é possível monitorar o consumo de dados, rastrear a localização dos dispositivos em tempo real e gerenciar aplicativos instalados. Além disso, a utilização de um launcher personalizado mantém a integridade tanto das informações da sua companhia quanto a de seus clientes.

Veja também: Faça o monitoramento remoto da sua equipe com o cloud4mobile 

Conclusão

Se sua empresa tem enfrentado problemas para gerenciar os dispositivos móveis dos colaboradores e por esse motivo está em busca da melhor forma de otimizar o anywhere office para garantir um ambiente seguro e produtivo, convidamos você a conhecer mais sobre o Cloud4Mobile MDM. 

Acesse nosso site para obter mais informações, faça um teste gratuito e fale com especialistas prontos para auxiliá-lo(a) na implementação dessa solução inovadora. Não perca tempo e alcance resultados ainda melhores!