É realmente necessário ter um gerenciador de aplicativos na empresa?

20/03/23

Ter uma ferramenta que permite acompanhar o uso dos dispositivos móveis da sua empresa parece desnecessário? Quando é preciso investir em um gerenciador de aplicativos

Para responder a essas perguntas reunimos uma série de informações neste artigo. A ideia, além de esclarecer a real necessidade desse tipo de investimento, é também mostrar o quão estratégico é adotar um sistema de gestão de smartphones e tablets.

 

O que é um gerenciador de aplicativos

O primeiro passo para entender se é preciso contratar um gerenciador de aplicativos é entender o que esse tipo de software faz. 

Esse tipo de sistema é capaz de controlar e acompanhar o uso dos dispositivos móveis de uma empresa. É esse programa que bloqueia ou permite a instalação de determinados aplicativos e também acompanha como está o status de cada smartphone ou tablet. 

Uma vez que entendemos qual a função de gerenciador de aplicativos, é hora de compreendermos quando uma empresa precisa desse tipo de serviço.

 

Problemas causados pela falta de um gerenciador de aplicativos

Para isso, vamos imaginar algumas situações que são problemáticas dentro do ambiente corporativo: 

  •  Sua empresa conta com um time de colaboradores que atua em campo, que precisa dos smartphones ou tablets para fazer o atendimento ao cliente, manter a comunicação com o restante da equipe e organizar as demandas de trabalho. Portanto, a base do trabalho dessas pessoas é justamente o dispositivo. 

Imagine que, por falta de acompanhamento, os sistemas operacionais de todos os dispositivos travem. Isso pode acontecer porque ninguém acompanhou o status dos celulares e não verificou que os aparelhos estavam precisando de atualização. 

Essa falha pode significar horas de prejuízo, pois sem os dispositivos os colaboradores não conseguem resolver as demandas do trabalho corretamente e nem atender os clientes. 

  •  Outra situação que ilustra como um gerenciador de aplicativos é uma ferramenta muito importante para um empreendimento envolve o uso da internet corporativa. 

O mês ainda está longe de terminar e o time que atua em campo comunica que o pacote de dados contratado para os celulares corporativos já acabou. Logo, será preciso gastar mais com uma nova franquia de internet. 

Além da falta de economia, é perceptível que o rendimento dos colaboradores não é mais o mesmo e os dispositivos da empresa estão com aplicativos desnecessários para o cumprimento das tarefas. 

Nesse caso, sua empresa está tendo um prejuízo considerável uma vez que acaba gastando recursos não programados com a contratação de mais internet e não conta com a produtividade ideal por parte dos colaboradores.

 

Qual a melhor solução? 

Como vimos nos dois exemplos, a falta de um gerenciador de aplicativo pode causar prejuízos e impedir o crescimento da empresa. 

Esse tipo de sistema vai garantir que todos os dispositivos móveis permaneçam constantemente atualizados, evitando falhas e impedindo que os aparelhos fiquem indisponíveis. 

Além disso, essa ferramenta também contribui para o bom uso dos dispositivos móveis do seu negócio: um gerenciador de aplicativos vai bloquear a instalação de programas que não fazem parte do dia a dia do trabalho. 

Essa ação vai evitar a distração dos colaboradores e o uso da internet corporativa para fins recreativos. 

Para saber mais sobre as vantagens de contar com um sistema MDM para gerenciar aplicativos e dispositivos móveis, confira o blog do cloud4mobile e veja como esse tipo de tecnologia contribui para a expansão da sua empresa.