Como garantir a segurança digital com equipes remotas?

24/01/23

Depois da gigantesca transformação dos modelos tradicionais de trabalho para o “work from home”, a segurança digital tem sido cada vez mais discutida em função de que, na urgência do isolamento social causado pela pandemia, muitas empresas tiveram de se adaptar de maneira abrupta à nova realidade, sem o preparo suficiente para proteger os seus dados e treinar os seus colaboradores.

Vale lembrar, também, que muitos desses colaboradores passaram a realizar as suas tarefas e atividades a partir de equipamentos pessoais, sem mesmo considerar os devidos recursos de segurança corporativa. Inclusive, as próprias VPNs, que são comumente utilizadas para proteger o tráfego de dados, estão consideravelmente mal implementadas para os formatos híbrido e remoto.

Nesse contexto, estima-se que só no primeiro semestre de 2022, o Brasil registrou cerca de 31,5 bilhões de tentativas de ataques hackers a empresas. Em comparação ao mesmo período do ano anterior, houve um crescimento de 94%, quando foram contabilizados 16,2 bilhões de registros. Esses dados são de um levantamento realizado pela Fortinet, empresa especializada em segurança digital.

Tendo em vista tais informações, veja, a seguir, outras práticas essenciais para gerenciar e monitorar o comportamento digital de sua(s) equipe(s) remota(s), tais como o armazenamento de dados, o uso de apps, etc., e por que a solução de MDM (Mobile Device Management) é a melhor opção nesses casos, além de seus benefícios. 

Por que monitorar a segurança digital dos funcionários?

Em tempos de home office, o monitoramento dos funcionários é uma prática de extrema importância para as empresas, uma vez que permite o acompanhamento dos processos de trabalho e o curso de execução das tarefas instantaneamente. Com base nos dados coletados, o monitoramento possibilita aos gestores a identificação de gargalos e a elaboração de processos mais otimizados para a melhoria dos profissionais.

Além disso, quando consciente de que suas atividades estão sendo examinadas em tempo real, o(a) colaborador(a) evita despender de seu tempo em atividades pessoais, tais como visitar sites e redes sociais que não têm relação com suas tarefas, por exemplo, e direciona o seu foco na elaboração e conclusão do trabalho.

Treine sua equipe sobre segurança digital

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) aborda as formas de como se deve manusear os dados sensíveis de cada pessoa para não infringir os direitos fundamentais de liberdade e privacidade. Em uma organização, isso requer a constante fiscalização para a identificação de possíveis falhas e vulnerabilidades que facilitariam a ação de hackers para roubar dados de clientes e funcionários.

Assim, é fundamental que a equipe esteja sempre bem treinada, e munida de informações sobre seus direitos e deveres, para uma melhor performance na execução das tarefas, além de promover a segurança digital no ambiente corporativo.

Mantenha os sistemas sempre atualizados

A constante atualização dos sistemas operacionais é muito importante para a segurança digital, uma vez que eliminam os recorrentes pugs que costumam surgir quando as versões dos softwares se tornam ultrapassadas e garantem uma maior efetividade do monitoramento remoto. Essa falta de manutenção é um problema frequente em algumas empresas, pois costuma passar despercebido pelas equipes de TI.

Empregue a criptografia ativa

Como já sabemos, a criptografia é uma camada essencial para a segurança digital do seu negócio, pois torna o tráfego de dados fechado de ponta a ponta e é bastante eficaz contra o vazamento de informações e outros problemas relacionados à cibersegurança. Nos acesso remoto, é indicada para todos os dados relevantes, a exemplo de número de cartões, dados sensíveis de clientes e funcionários, além de informações sigilosas da companhia.

Conte com a tecnologia MDM

O Mobile Device Management é a ferramenta estratégica utilizada para gestão e monitoramento de equipes remotas, aplicada em dispositivos móveis como smartphones e tablets. Com ele, é possível realizar diversas ações nos equipamentos a partir de qualquer lugar, a exemplo de:

 

  • Bloqueio de dispositivos;
  • Rastreamento / localização;
  • Atualização de aplicativos e softwares;
  • Controle de consumo de dados móveis;
  • Limpeza / exclusão de dados (em casos de perda, roubo, etc.);
  • Além de uma gama de benefícios para o seu time corporativo.

 

Leia também: Como o cloud4mobile pode ajudar na proteção dos seus dados?

Conclusão

Com o cloud4mobile, você conta com tudo isso e muito mais vantagens para a boa gestão do seu negócio e suas equipes. É muito mais agilidade e otimização do tempo para quem trabalha com vendas, trade marketing, e atendimento, entre outros.

Se você busca por inovação, tecnologia e segurança digital – seja a sua empresa grande, média ou pequena – conte com o cloud4mobile e esteja à frente do seu segmento de mercado. Clique aqui para falar conosco e faça já o melhor orçamento.