Três passos simples para adotar mobilidade com segurança

Três passos simples para adotar mobilidade com segurança

A mobilidade está mudando a forma como fazemos às coisas. Através da tecnologia móvel e do uso de aplicativos, temos acesso ao que for preciso, em qualquer lugar. No ambiente de trabalho essa realidade não é diferente. Cada vez mais a tecnologia nos permite utilizar recursos capazes de reduzir o tempo empregado em processos, conferindo dinamismo às equipes das mais diversas áreas de atuação. Conscientes disso, empresas de todos os portes têm investido cada vez mais na aquisição de smartphones, tablets e aplicativos.

No entanto, junto com a facilidade da mobilidade surgem alguns percalços, como o uso inadequado dos dispositivos, acesso à aplicativos que podem conter malware, consumo excessivo de recursos essenciais como bateria, memória, dados móveis, dentre outras coisas. Felizmente, a tecnologia também pode colaborar para minimizar esse problema! Confira abaixo três passos simples para adotar mobilidade com segurança na sua empresa.

Adotar um sistema de MDM:

Um sistema de MDM (mobile device management) assume o papel de administrador do dispositivo. Com ele, é possível determinar quais recursos do equipamento estarão acessíveis para o usuário.

 

Gerenciar o uso de aplicativos:

Algumas soluções de MDM, como o cloud4mobile, permitem que seja configurado um launcher personalizado. Na prática, trata-se de uma interface criada pela empresa que contenha apenas os aplicativos autorizados. Se o usuário tenta “fugir” do ambiente criado, o launcher se sobrepõe, evitando o acesso a outros aplicativos. Também é possível criar whitelists, com os aplicativos autorizados e blacklists, com os aplicativos proibidos pela empresa.

 

Configurar restrições avançadas de segurança:

Com um launcher, também é possível aplicar políticas que limitem o acesso do usuário a algumas funcionalidades do equipamento, como impedir a execução de hard reset, o acesso ao botão iniciar, recursos multimídia e outros.

 

Existem muitas outras formas de otimizar a adoção da mobilidade, mas com esses três passos, é possível garantir um nível de segurança bem relevante para os dispositivos da empresa, garantindo que seu uso será conforme planejado. Ganha-se no aumento da vida útil dos equipamentos, na segurança das informações e de quebra, no aumento da produtividade de equipes de campo.

 

 

O conteúdo foi útil? Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *