Retrospectiva cloud4mobile 2016

Retrospectiva cloud4mobile MDM 2016

No clima do fim de ano, resolvemos fazer uma retrospectiva especial para o cloud4mobile MDM. Afinal, muitos foram os desafios e as novidades desse ano, com liberações que estavam sendo demandadas há tempos por clientes e parceiros. Confira nesse post os principais avanços da plataforma de MDM da Mobiltec, oferecida como serviço na nuvem.

Janeiro: personalização da console de operações

Algumas empresas que atuam como parceiros do cloud4mobile desejavam poder personalizar o painel com a sua marca. A demanda entrou em desenvolvimento ainda em 2015 e foi a primeira entrega de 2016.

Março: Múltiplos administradores do sistema

No princípio, cada ambiente estava atrelado a um login específico. Então, alguns clientes começaram a solicitar a possibilidade de outras pessoas de suas equipes acessarem o ambiente, mas com dados de login próprios. Em março o recurso foi liberado e desde então, o cloud4mobile pode ser administrado por múltiplos operadores.

Maio: Assistência Remota

Nem sempre é fácil identificar a causa de possíveis falhas. Muitas vezes, ela encontra-se em alguma configuração do hardware. Para simplificar o processo de diagnóstico e acelerar a solução de problemas, em maio foi liberada uma versão que permite a coleta remota de logs. Nosso time de suporte tem muito mais poder com essa informação nas mãos, sem depender do usuário em campo.

Agosto: Alerta sonoro

Nesse mês, foi disponibilizada uma nova funcionalidade, que permite disparar, através da console de operações, um alarme no dispositivo (mesmo que ele esteja no silencioso). Esse recurso foi demandado por clientes que mantém diversos dispositivos iguais em uma mesma sala e precisavam localizar rapidamente um específico para entregar aos usuários que estavam de saída.

Também foi no mês de agosto que ocorreu a liberação que permitia personalizar o background da tela do launcher, até então disponível apenas para dispositivos Samsung e LG.

Outubro: Launcher genérico

Nesse mês ocorreu o principal marco dessa retrospectiva 2016. A principal razão de ser de um sistema de MDM é oferecer opções de segurança para dispositivos móveis empresariais. O launcher, permite que sejam aplicadas restrições que garantem que somente os aplicativos autorizados poderão ser acessados via dispositivo. Até então, o cloud4mobile só havia disponibilizado esse recurso para dispositivos Samsung e LG. Em outubro, ocorreu a liberação que habilitou esse recurso para os dispositivos Android mais populares do mercado, de forma genérica.

Também foi nesse mês que foi incluída a possibilidade de bloquear a barra de notificações através do launcher, conferindo mais segurança para smartphones e tablets de uso profissional.

Novembro: Bloqueio do hard reset

O recurso permite impedir o acesso do usuário ao hard reset dos dispositivos Samsung e LG. Com isso, elimina-se a possibilidade de fuga do launcher, conferindo maior segurança aos dispositivos.

Esses foram apenas alguns marcos de liberações, que não podiam deixar de ser mencionados nessa retrospectiva. Muitas correções, melhorias e implementações foram realizadas durante o ano, que ainda não acabou! Agora, nosso time está a todo vapor desenvolvendo a integração com APIs especiais do Google. Com isso, (muito em breve) haverá a liberação dos recursos mais avançados para qualquer dispositivo Android, a partir da versão 5.0. Mas isso já é assunto para o ano que vem!

O conteúdo foi útil? Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *