Recursos especiais Samsung no cloud4mobile

Tutorial configuração Samsung no cloud4mobile MDM

A Samsung é a fabricante de smartphones mais popular em escala global, o que motivou o time do cloud4mobile a buscar uma parceria para desenvolver uma experiência de MDM superior às empresas que utilizam seus dispositivos.

No post de hoje, vamos falar sobre como configurar o launcher do cloud4mobile e como aplicar configurações especiais em dispositivos Samsung.

Antes porém, vamos recapitular que o cloud4mobile foi desenvolvido prioritariamente para permitir o gerenciamento de dispositivos móveis fornecidos para equipes externas. Isso porque equipes de campo possuem necessidades de controle e operações diferentes de equipes internas ou executivos. Já falamos sobre isso no post sobre BYOD. Porém, em se tratando de aspectos de política e segurança, há uma série de recursos que variam de um fabricante para o outro, por envolverem questões relacionadas à forma como os mesmos agem em relação a privacidade, experiência do usuário, dentre outras.

Assim, os recursos essenciais são disponíveis para todos os dispositivos Android. No entando, existem recursos especiais que por enquanto foram disponibilizados apenas para dispositivos Samsung e LG, cada um com suas particularidades.

Recursos especiais para dispositivos Samsung:

Um dos principais benefícios dessa plataforma de MDM é a possibilidade de utilizar um launcher personalizado. O launcher é uma interface que permite “fechar” o dispositivo, exibindo para o usuário somente os aplicativos autorizados pela empresa. Além disso, é possível restringir o uso de alguns recursos do aparelho através da configuração de políticas. Para tanto, é necessário instalar um aplicativo específico e seguir um passo a passo, conforme segue:

Etapa 1: Verificando a compatibilidade do dispositivo

Para utilizar esses recursos, é necessário que o dispositivo conte com o Knox, da Samsung. Se você não sabe se os dispositivos da empresa possuem acesso ao Knox, clique aqui e confira. Confirmada a compatibilidade, vamos para o próximo passo.

Etapa 2: Instalando os aplicativos

Para rodar todos os recursos, você deverá instalar três aplicativos em cada dispositivo que será gerenciado. Esse passo será necessário apenas uma vez, no momento da implantação. Depois de instalados, todas as atualizações ocorrerão automaticamente através da Google Play Store.

Os aplicativos são:

Agente de MDM do cloud4mobile

Esse é o principal aplicativo a ser instalado. É ele quem assumirá a função de administrador do dispositivo, permitindo que você realize todas as configurações e o gerenciamento a partir do Console de Operações. Para utilizar, você já deverá ter criado uma conta no cloud4mobile e realizado o enroll do dispositivo, digitando o código informado pelo sistema diretamente no Agente de MDM.

Obs: O sistema permite a utilização integral gratuita para até cinco dispositivos. Assim, é possível realizar todos os testes já em ambiente de produção.

Serviço Samsung para cloud4mobile

Esse é o aplicativo que permitirá você utilizar os recursos especiais Samsung. Para tanto, após ter realizado o enroll como mencionado no passo anterior, é preciso que você instale e abra o Serviço Samsung. Você será recebido por um guia que vai explicar como o app funciona. Simples e direto ao ponto!

Launcher Android do cloud4mobile

Basta instalar o aplicativo porque o restante do processo será realizado através do Console de Operações, como veremos a seguir.

Configurando o launcher:

Partimos do princípio que seu dispositivo já está vinculado ao cloud4mobile. Agora, vá até a aba ‘GRUPOS’ no menu da esquerda, clique em ‘Criar Grupo’, dando o nome desejado. Por exemplo, ‘Vendedores SP’. Veja a ilustração na imagem abaixo.

Tela criar grupos no cloud4mobile MDM

Criado o grupo, você deverá associar os dispositivos de interesse ao grupo específico. Para isso, basta clicar na aba ‘Dispositivos’, dentro do grupo. Selecione todos o dispositivo que deverá fazer parte do mesmo.

Nota: Após a configuração inicial, basta selecionar os dispositivos que deverão fazer parte do grupo pela tela inicial para associar todos de uma única vez.

associar dispositivo a um grupo no cloud4mobile MDM

Após, você deverá associar esse grupo a um perfil. Para tanto, clique na aba ‘Perfis’ do menu à esquerda e selecione a opção ‘Configuração de Launcher (Android)’ no tipo de perfil, conforme exemplo abaixo.

tela configuração de perfis no cloud4mobile MDM

Agora, configure seu perfil definindo um tipo de senha, imagem de fundo e aplicativos autorizados. A senha dinâmica é trocada automaticamente todos os dias. Essa é a senha de saída do launcher. Logo, a opção dinâmica reduz a chance de a senha ser descoberta pelo usuário. A senha estática é definida pelo administrador do sistema e poderá ser trocada manualmente sempre que desejado.

Já a imagem de fundo pode ser customizada com a marca da empresa, por exemplo. Nesse caso, basta selecionar a opção ‘customizada’ e definir se o padrão da tela é horizontal ou vertical. Não se esqueça de aplicar as configurações antes de seguir adiante.

A lista de aplicativos autorizados irá exibir todos os apps que serão carregados automaticamente para os grupos que utilizem aquele perfil. Veja mais sobre a inclusão de aplicativos na etapa a seguir. Você pode criar tantos perfis quanto desejar.

configuração das regras de perfil no cloud4mobile MDM

Para adicionar aplicativos, clique na opção ‘ADICIONAR’ e opte por carregar um aplicativo que esteja em sua base de dados interna ou adicionar um da Google Play. Geralmente, os apps da empresa estarão na base interna e da Play, serão adicionados aplicativos de terceiros utilizados pela equipe. Ao clicar em ‘Adicionar’ o aplicativo será adicionado ao perfil.

Nota: Esse é o processo manual. Caso você já tenha um dispositivo vinculado, você poderá importar a lista de aplicativos do mesmo para o perfil e repassar para todos os demais, ganhando tempo na configuração em lote.

adicionando aplicativos autorizados ao launcher

Feito isso, clique na aba grupos, e selecione a opção ‘Adicionar Grupo’ para associar o perfil ao grupo criado anteriormente.

Associar perfil ao grupo no cloud4mobile MDM

Clique em ‘Aplicar Perfil’ e a regra será aplicada.

Pronto! Seu launcher está configurado. Simples e rápido!

Recursos especiais para dispositivos Samsung:

Você ainda poderá configurar um novo perfil, com a política para dispositivos Samsung. Para tanto, você deverá criar um novo perfil, mas dessa vez, selecione a opção ‘Configuração de Políticas (Samsung/Android)’.

política Samsung no cloud4mobile MDM

Ao avançar, você deverá determinar quais políticas serão atribuídas ao perfil, conforme segue:

Política para dispositivos Samsung no cloud4mobile MDM

Feito isso, basta aplicar as regras e pronto!

Automaticamente, tudo o que foi configurado será aplicado nos dispositivos que estiverem atrelados ao grupo e seus perfis.

Em nova postagem, vamos explicar o que muda em relação a Samsung e LG no cloud4mobile e, em breve, quais as regras que poderão ser aplicadas a outros dispositivos Android.

O conteúdo foi útil? Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *