Parceiro de negócios: como fazer a escolha ideal

como escolher o parceiro de negócios ideal

A busca de um parceiro de negócios pode representar a possibilidade de sua empresa entrar em um novo mercado. Com a crise econômica que se apresenta no Brasil, cada vez mais as empresas buscam reduzir custos e aumentar sua eficiência. Comportamento que tende a se perpetuar, uma vez que aumenta o resultado dos negócios. Uma das formas de fazer isso é investindo em tecnologia, e é exatamente isso que muitas empresas estão fazendo.

Essa informação surge ao analisar os dados divulgados pela pesquisa Mercado Brasileiro de Software, que aponta o crescimento de 9,2% no setor, ultrapassando o crescimento mundial. A pesquisa considera os setores de software, hardware e serviços. Na América Latina o Brasil responde por 45% do market share, ocupando a liderança nos investimentos do setor.

Isso nos mostra que, para o setor de TI, as oportunidades estão por toda parte e é preciso saber aproveitá-las. Para tanto, é necessário buscar uma compreensão cada vez mais profunda a respeito das necessidades dos clientes. Não estamos falando em identificar demandas e tampouco de levantar requisitos. Estamos falando sobre ouvir, questionar e compreender a raíz dos problemas que que você pode ajudar a resolver a partir da TI. Com isso, é possível identificar oportunidades de negócios que façam sentido, gerando real valor para o cliente.

Contudo, nem todas as empresas estão preparadas para agir dessa forma, pois já possuem uma linha de atuação que não pode parar enquanto as coisas mudam. Mas não se adaptar pode representar a perda acelerada de mercado. O que fazer?

Uma saída para essa situação é buscar parcerias. A construção de uma aliança com um parceiro de negócios pode ser a chave para sua empresa agregar novos produtos/serviços ao portfólio, resolvendo problemas cada vez mais abrangentes. Mas parceria é coisa séria. Quase como um casamento. Sua reputação e a do parceiro de negócios passam a ser compartilhadas quando se realiza um negócio conjunto. Por isso, uma série de aspectos devem ser avaliados na hora de escolher o parceiro de negócios ideal. Vamos listar algumas para você analisar:

  1. Sinergia: O candidato a parceiro deve possuir sinergia com seus valores e estilo de negócios. Pensar fora da caixa e aprender novos processos é importante, mas avalie aspectos éticos e o histórico do parceiro. Se você se sentir desconfortável com isso porque vai contra os valores da sua empresa, não consolide a parceria.
  2. Valor agregado: Faça a definição do mix de produtos/serviços que serão agregados ao portfólio e o quanto isso representa para a empresa. Com isso, será possível avaliar custo x benefício x riscos.
  3. Transparência: Tenha claro desde o início as regras de negócio e políticas. O que pode/deve (ou não) ser feito para avaliar o quão viável é para você. No que o parceiro está disposto a contribuir e o que será exigido também deve estar na pauta.
  4. Flexibilidade: Veja a possibilidade de adaptar regras para a necessidade do seu negócio. O quanto o parceiro está disposto a ceder? Parceria boa é aquela em que todos ganham.
  5. Comunicação: Tenha clareza sobre como se dará o relacionamento entre o parceiro e a sua empresa. Muitas vezes, o gerente de contas designado trata-se de um ótimo profissional, mas sem autonomia nenhuma e com pouco acesso àqueles que realmente decidem. Certifique-se de como será o tratamento quando você precisar de apoio, seja técnico, seja comercial.
  6. Regras de saída: Avalie as regras de rompimento da parceria. Muitas vezes, você só descobre que a união não é tão proveitosa o quanto você imaginava depois que você já embarcou.

Se você atua na área de tecnologia e quer aproveitar o crescimento do setor, esse pode ser um excelente momento para buscar um parceiro de negócios. A escolha do parceiro ideal pode exigir muito cuidado, mas pode ser um divisor de águas para o aumento da competitividade e para a evolução do seu negócio. O cloud4mobile está aberto para receber novos parceiros. Se você acredita que a tecnologia de MDM pode agregar ao seu negócio, conheça o modelo e entre em contato.

 

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