O que é MDM e porque sua empresa precisa disso

MDM (Mobile Device Management, em inglês) é um sistema que permite gerenciar o uso de dispositivos móveis (smartphones e tablets), e é amplamente adotado por empresas que precisam monitorar o uso dos seus dispositivos de forma remota.

A popularização da tecnologia móvel trouxe diversos benefícios para as empresas, e abrange diversos os processos internos. Os dispositivos móveis permitem uma mobilidade maior para equipes que se deslocam a trabalho, para facilitar a comunicação e também para disponibilizar as aplicações específicas de uma empresa.

Então a mobilidade se tornou uma peça-chave para dar o dinamismo essencial à competitividade em diversos segmentos, como nas vendas, em distribuidoras, na área de construção e também em ações de trade marketingMas não é possível assegurar o bom uso dos dispositivos móveis se a empresa não sabe como eles são utilizados por parte dos colaboradores.

Então surgem problemas:

Acontece de um dispositivo recém adquirido e disponibilizado para o colaborador, retornar para a empresa com lentidão, em consequência do download de aplicativos que não são de uso corporativo (redes sociais como Whatsapp e Facebook), memória interna estourada, bateria que não dura, dados que acabam antes do tempo ou mesmo infectado por vírus. Os dispositivos também podem apresentar esses problemas na hora que o colaborador precisa utilizá-lo para o trabalho, impedindo que suas atividades sejam realizadas parcial ou completamente, comprometendo os resultados dos negócios.

São inúmeros acontecimentos que podem impactar o uso e a vida útil dos aparelhos e a produtividade da empresa, se não é garantido o uso adequado.

Ainda considerando que cada equipe, cada empresae tem necessidades diferentes. Como achar soluções que se adequem a essas especificidades? Esses problemas podem ser resolvidos de forma temporária por aplicativos básicos de monitoramento, mas que ainda possuem limitações que acabam trazendo mais problemas ainda. É um trabalho que demanda muito tempo de pesquisa, para encontrar formas de resolver; e de execução, pois todos os dispositivos precisam ser habilitados.

Enquanto isso ocorre, a empresa perde. Perde em produtividade, perde tempo e principalmente, perde dinheiro, com o desperdício do tempo do colaborador e da equipe de suporte.

Nesse cenário, o gerenciamento de dispositivos móveis entra como a melhor solução, porque oferece o gerenciamento e monitoramento de diversos recursos em um só lugar. E com a popularização e aderência das ferramentas em nuvem, o processo de aquisição e implantação está mais acessível e fácil de executar do que nunca. 

Ou seja, implementar e monitorar são processos mais automatizados com as soluções de MDM com o suporte em nuvem.

Ao realizar a conexão de um dispositivo com o sistema de MDM, o que chamamos de Enroll, o administrador desse ambiente tem um leque de opções para gerenciamento: ele pode definir quais aplicativos são permitidos e quais serão bloqueados, controlar o uso de aplicativos por horário, configurar geolocalização, definir senhas de acesso, entre outras. É possível criar diversas políticas de configurações, de acordo com as necessidades das equipes da empresa.

Depois que os dispositivos são inseridos no ambiente e as preferências (políticas de configurações) definidas, chegou a hora de transmitir essas informações para os dispositivos. Essa etapa é feita de forma automatizada, o que poupa mais tempo ainda. Depois disso, é só realizar o acompanhamento (monitoramento) das atividades que são feitas nos smartphones e tablets, que também podem ser exportados em formato de um documento para relatórios.

Ainda, essas aplicações podem ser distribuídas nos dispositivos no formato de uma interface personalizada, o Launcher, que funciona como uma “capa” onde estão dispostos as aplicações que devem ser utilizadas pelo colaborador, definidas pelo administrador. Saiba mais sobre o Launcher Android, o recurso mais demandado de MDM.

Essas são apenas algumas razões pelas quais sua empresa precisa de um sistema de MDM.

Mas não temos tempo e nem gente para monitorar. O que fazer?

Existem diversas empresas especializadas em prestar serviços de MDM, desde a implantação até o monitoramento. O cloud4mobile, por exemplo, possui parceiros aptos a realizar esse trabalho em todo o território nacional.

Enfim, a tecnologia móvel veio para revolucionar o mercado mas isso só trará mais benefícios do que dificuldades, se a sua adoção for realizada de forma correta. Esperamos que essa publicação tenha ajudado você a compreender um pouco mais sobre a tecnologia do mobile device management.

Aproveite e conheça os termos que envolvem o gerenciamento de dispositivos móveis.

O conteúdo foi útil? Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *