Modo kiosk aplicado em dispositivos móveis

modo kiosk

O modo kiosk é uma funcionalidade que permite executar restrições de acesso aos recursos e configurações de um dispositivo móvel. Ele se faz necessário, uma vez que um dos problemas mais críticos relacionados a adoção da mobilidade nas empresas é o uso inadequado dos dispositivos. O objetivo é equipar equipes externas (como vendedores, entregadores, equipes de manutenção, etc) para otimizar o desempenho. Porém, o funcionário realiza a instalação de aplicativos que consomem bateria, memória e dados. Também há quem remova os aplicativos essenciais para o trabalho. Outro caso muito comum é o funcionário que não efetua a visita agendada ou faz uso indevido do carro da empresa, consumindo combustível e gerando insatisfação nos clientes.

Para reduzir esses problemas, um número cada vez maior de empresas vêm incorporando recursos adicionais em suas soluções. No caso da ausência nas visitas ou rotas não autorizadas, é comum o recurso de rastreamento integrado em um aplicativo. Infelizmente, isso não garante resultado. Algumas pessoas descobrem formas de burlar o sistema, mudando as configurações do aparelho para desativar o GPS, ou utilizando outros escapes.

Para essas empresas, a adoção de um sistema de MDM pode representar um divisor de águas para o sucesso da mobilidade. Geralmente, as soluções de MDM contam com o Modo Kiosk (ou modo quiosque).  

Veja mais sobre o que é MDM e por que sua empresa precisa dele.

Como já mencionado, o modo kiosk permite executar restrições de acesso aos recursos e configurações de um dispositivo móvel. Por exemplo, é possível aplicar uma restrição que impeça o acesso à tela de configurações. Assim, o desligamento do GPS não seria possível.

Também é possível desativar o acesso para os recursos multimídia, como câmeras ou gravadores. Item indispensável para quem necessita proteger informações confidenciais.

Abaixo alguns exemplos de restrições disponíveis através do cloud4mobile MDM:

Modo kiosk

Já para gerenciar o uso de aplicativos, é possível aplicar um launcher personalizado. Atrás dele, estarão aplicadas políticas que permitem ao usuário ter acesso visual somente aos recursos autorizados. Dentre os recursos estarão os aplicativos liberados pela empresa – e nenhum mais!

tela configuração de perfis no cloud4mobile MDM

Não é necessário dizer que os ganhos são significativos, incluindo redução de custos e aumento da satisfação dos clientes. Enfim, a adoção da mobilidade gera uma série de benefícios no ambiente profissional. E para que seus benefícios sejam mais relevantes que suas dificuldades, existe a tecnologia do gerenciamento de dispositivos móveis para apoiar.

O conteúdo foi útil? Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *