Mobile Malware: O problema pode surgir antes do que se imagina

Mobile Malware: como evitar

Desde sempre, ao surgir uma nova tecnologia, surge quase instantaneamente uma forma de utilizá-la para o mau. Quem não lembra dos primeiros ataques de malware nos PCs, logo que a internet começou a se popularizar?

Da mesma forma, com o crescimento do acesso às tecnologias móveis, cresceu também o número de ameaças aos usuários dessa tecnologia. São os chamados mobile malwares. Se você pode abrir uma conta bancária pelo smartphone, o que não falta são oportunidades esperando qualquer vulnerabilidade nesse momento para cometer crimes utilizando seus dados.

Esse tipo de crime virtual vem crescendo rapidamente, causando transtornos para pessoas e empresas. Normalmente, associamos a entrada de malwares a alguma atividade do usuário, seja baixar um apk infectado, clicar sobre um link malicioso, etc. No entanto, a Check Point – empresa especializada em segurança virtual, publicou recentemente uma grave descoberta. Segundo a empresa, 36 dispositivos foram infectados antes de chegar nas mãos dos usuário. Isso indica que o crime ocorreu durante o processo de distribuição.

Como prevenir esse tipo de problema:

Realmente, embora a amostra seja pequena é alarmante, pois a tendência desse tipo de prática geralmente é crescer. Uma forma de prevenir esse problema em empresas é fazer com que os dispositivos obrigatoriamente passem pela TI antes de serem entregues aos usuários. Lá, eles devem passar por uma análise de antivírus capaz de detectar a presença de algum tipo de ameaça.

Sistemas de MDM:

Feito isso, se você conta com um sistema de MDM, é possível utilizar uma opção de kiosk (launcher), deixando disponível para uso apenas aplicativos autorizados pela empresa e impedindo que os usuários baixem aplicações não autorizadas. Dessa forma, você se certificará de que os dispositivos foram entregues para os usuários já com garantia de segurança, ao mesmo tempo que evitará que incidentes ocorram posteriormente, por algum descuido.

Atualizações:

Se você utiliza aplicativos comerciais, é importante manter as atualizações sempre em dia. Muitas vezes, elas ocorrem exatamente para corrigir possíveis vulnerabilidades. Um sistema de MDM também pode contribuir para simplificar o processo de análise e distribuição de novas versões de aplicativos.

Enfim, as ameaças são muitas e os riscos incontáveis, mas com pró atividade e com as ferramentas certas, é possível usufruir dos benefícios da mobilidade cim uma maior tranquilidade.

 

O conteúdo foi útil? Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *