MDM e o consumo de bateria

Consumo de bateria no cloud4mobile

A utilização de um sistema de MDM (mobile device management) tem se tornado cada vez mais essencial no contexto empresarial. Em um cenário onde as pessoas estão cada vez mais conectadas, é natural que ao receber um dispositivo de qualidade o usuário se sinta tentado a utilizar diversos aplicativos, seja para o contexto profissional, seja para o contexto pessoal. Já falamos sobre isso em outras publicações. A questão em pauta é que nem sempre o usuário é capaz de realizar o melhor julgamento sobre prós e contras de uma aplicação.

Por exemplo, um aplicativo que pode colaborar para organização pessoal, pode ter deficiências em termos de segurança e deixar brechas para a captura de dados sensíveis. Um jogo, pode ser a porta de entrada para um vírus. Um aplicativo de rede social, pode consumir drasticamente recursos essenciais como bateria, memória e dados. Um serviço qualquer rodando em background pode comprometer a operação de um outro aplicativo essencial para a execução do trabalho. É principalmente para resolver esses problemas que um sistema de MDM serve. Mas nem tudo são flores. Mesmo os sistemas que são essenciais podem apresentar comportamentos inesperados, de acordo com seus recursos e configurações.

No post de hoje vamos tratar especificamente do consumo de bateria no cloud4mobile.

O Agente de MDM do cloud4mobile, assim como o launcher e os serviços especiais dos fabricantes Samsung e LG foram projetados para serem leves e consumirem o mínimo possível de recursos. No entanto, você poderá perceber um consumo um pouco acima da média. Nesse caso, recomendamos que seja realizada a verificação das coletas de monitoramento. Observe a imagem abaixo:

monitoramento-cloud4mobile MDM

Quando você configura um monitor você está indicando que haja um serviço rodando no dispositivo para capturar um dado em um determinado espaço de tempo, enviar essa informação para o servidor em outro espaço de tempo. Quando você executa uma operação através do Console de Operações, você está dizendo para o servidor enviar uma comunicação para o dispositivo, que deverá enviar uma resposta.

Quando essas ações ocorrem, um serviço é aberto e muitas vezes relacionado com outros serviços. Por exemplo, a localização exige a ativação do GPS, que sabidamente é um dos recursos que mais consome bateria.

Assim, quanto mais recorrente for a sua requisição de dados (tempo entre monitoramentos) e a sincronização com o servidor, maior será seu consumo de bateria. No caso da localização, quanto mais alta a precisão configurada, maior será a exigência do GPS e consequentemente o consumo.

Portanto, se o consumo de bateria estiver superior ao previsto, recomendamos que primeiramente seja repensado se as frequências configuradas realmente são essenciais. Você pode, por exemplo, solicitar uma coleta a cada 10 minutos e uma sincronização a cada hora, para poupar a bateria. Isso é especialmente recomendado quando os dispositivos utilizados possuem mais restrições em termos de qualidade de hardware.

Se esse problema estiver ocorrendo com seus dispositivos e você precisar de algum apoio para verificação de seu consumo, não deixe de contatar a equipe técnica do cloud4mobile. O sistema de MDM deverá ser seu aliado, não mais um vilão atuando nos smartphones e tablets da sua empresa!

O conteúdo foi útil? Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *