Launcher Android: isolando aplicações no cloud4mobile

Launcher Android: isolando aplicações no cloud4mobile MDM

O Launcher Android personalizado é um dos recursos mais demandados em uma solução de mobile device management. Sua principal função é criar uma interface que atua como uma capa, permitindo que o usuário acesse apenas os aplicativos autorizados pela empresa. Além disso, ele conta com a opção de bloquear a barra de notificações, evitando a possibilidade de “fugas”.

Até poucos dias atrás, o cloud4mobile somente oferecia a opção de launcher para dispositivos Samsung e LG, utilizando APIs especiais. Agora, está oficialmente disponível a versão que amplia o recursos para atender qualquer dispositivo Android.

Veja mais sobre os recursos especiais Samsung para o cloud4mobile.

Sem mais delongas, vamos explicar abaixo com um passo a passo, como configurar o seu launcher Android:

Partimos do princípio de que você já possui uma conta no cloud4mobile. Se esse não é seu caso, clique aqui para criar uma conta gratuita para gerenciar até cinco dispositivos Android. Feito isso, clique sobre o menu ‘adicionar dispositivo’ e siga os passos a seguir:

Etapa 1: Instalando os aplicativos

Para rodar todos os recursos, você deverá instalar dois aplicativos em cada dispositivo que será gerenciado. Esse passo será necessário apenas uma vez, no momento da implantação. Depois de instalados, todas as atualizações ocorrerão automaticamente através da Google Play Store.

Os aplicativos são:

Agente de MDM do cloud4mobile

Esse é o principal aplicativo a ser instalado. É ele quem assumirá a função de administrador do dispositivo, permitindo que você realize todas as configurações e o gerenciamento a partir do Console de Operações. Para utilizar, realize o enroll do dispositivo, digitando o código informado pelo cloud4mobile diretamente no Agente de MDM.

Obs: A conta gratuita dá acesso integral às funcionalidades, para até cinco dispositivos. Assim, é possível realizar todos os testes já em ambiente de produção.

Launcher Android do cloud4mobile

Basta instalar o aplicativo porque o restante do processo será realizado através do Console de Operações, como veremos a seguir.

Já com ambos os aplicativos instalados e comunicando com o sistema, em todos os dispositivos gerenciados, vamos a etapa de configuração do launcher.

Etapa 2: Criando grupos

No Console de Operações, clique sobre a opção ‘Grupos’ no menu lateral esquerdo. Selecione a opção ‘Criar Grupo’ e nomeie o grupo conforme seu interesse, conforme exemplo abaixo:

Tela de criação de grupo no cloud4moile MDM

Se desejar, crie subgrupos relacionados para cada padrão de políticas que deseja aplicar. Por exemplo, o grupo vendedores SP pode ter um subgrupo Vendedores Região ABC. Faz sentido criar novos grupos e subgrupos sempre que estes exigirem um conjunto diferente de aplicativos e funcionalidades. O grupo permite que você aplique políticas ou gerencie o uso de aplicativos em operações de lote.

Etapa 3: Configurando o perfil

Após a criação do grupo, clique sobre o menu ‘Perfis’ na lateral esquerda. Clique no botão ‘Novo Perfil’ na lateral direita, após, selecione a opção ‘Configuração de Launcher Android’ e clique em ‘Avançar’. Veja o exemplo abaixo:

Tela de criação de perfil no cloud4mobile MDM

Agora, configure seu perfil definindo um tipo de senha, imagem de fundo e aplicativos autorizados. A senha dinâmica é trocada automaticamente todos os dias. Essa é a senha de saída do launcher. Logo, a opção dinâmica reduz a chance de a senha ser descoberta pelo usuário. A senha estática é definida pelo administrador do sistema e poderá ser trocada manualmente sempre que desejado.

Nota: Uma das novidades dessa versão é a possibilidade de bloquear o acesso à barra de notificações do dispositivo. Com isso, o acesso a configurações fica inacessível.

notification-bar-launcher-mdm

Já a imagem de fundo pode ser customizada com a marca da empresa, por exemplo. Nesse caso, basta selecionar a opção ‘customizada’ e aplicar a imagem tanto na versão vertical quanto na horizontal, conforme especificações. Não se esqueça de aplicar as configurações antes de seguir adiante.

regras de senha - cloud4mobile mdm

A whitelist (lista de aplicativos autorizados) irá exibir todos os apps que serão carregados automaticamente para os grupos que utilizem aquele perfil. Se você já tem um dispositivo vinculado, com todos os aplicativos que deseja utilizar, você pode importar os aplicativos dele. Se preferir, você pode adicionar manualmente seus apps corporativos. Tudo que for inserido nessa whitelist, será exibido para o usuário. Outros aplicativos que estejam instalados no dispositivo continuarão lá, mas não estarão acessíveis. Se o usuário descobrir um jeito de chegar até ele e clicar para abrir, o launcher automaticamente irá se sobrepor para impedir o acesso.

Feito isso, avance, nomeie seu perfil e salve. Não se esqueça de associar os dispositivos nos quais deseja aplicar o perfil. Isso pode ser realizado em lote, pela selecionando os dispositivos na tela inicial.

Pronto!

Seu launcher está configurado. Repita o processo ajustando as configurações para quantos perfis forem necessários e isole as aplicações empresariais. Mais segurança, mais produtividade e aumento da vida útil dos dispositivos são apenas alguns dos benefícios.

Obs: Antes de entregar o dispositivo ao colaborador, limpe a memória de acesso à aplicativos e configurações. Assim ele não terá condições de acessar nada que não esteja aplicado ao Launcher do cloud4mobile MDM.

Em caso de dúvidas, nossa equipe estará à disposição!

O conteúdo foi útil? Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *