Glossário do MDM no cloud4mobile

Glossário do MDM no cloud4mobile

Para usufruir de todos os benefícios gerados por um software, é importante conhecer suas funcionalidades e compreender os termos utilizados por ele. Pensando nisso, criamos esse Glossário do MDM, para que você possa compreender melhor os manuais e tutoriais do cloud4mobile.

Agente de MDM: O agente é o aplicativo que será instalado no dispositivo móvel (smartphone ou tablet) que será gerenciado. Ele assumirá o papel de administrador do dispositivo, permitindo o uso dos recursos de MDM. Ele inicializa junto com o dispositivo, realiza coletas e sincroniza com o servidor conforme configurações realizadas na console de operações.

Leia mais sobre o que é MDM.

Ambiente: Um ambiente é o espaço onde estão vinculados os dispositivos de uma determinada empresa. Um e-mail administrador pode criar somente um ambiente, mas pode ser administrador convidados de múltiplos ambientes. Caso o mesmo e-mail seja vinculado a diferentes ambientes, a escolha do ambiente a ser gerenciado será feita no ato do login.

Assistência remota: Refere-se ao recurso que permite a assistência por parte da equipe de suporte do cloud4mobile. O administrador do ambiente poderá requisitar os logs pelo seu ambiente para enviar ao suporte, quando precisar de apoio. Na assistência remota são localizadas informações referentes operações realizadas através da console de operações, independente de seu status. Assim, se houve uma falha em uma requisição, essa coleta permitirá identificar as razões da falha.

Blacklist: Trata-se da lista de aplicativos bloqueados/proibidos de serem utilizados nos dispositivos.

Console de operações: Trata-se do portal web por onde se executam todas as operações de MDM, desde requisições até o monitoramento dos dispositivos.

Dispositivo: Trata-se do equipamento (smartphone ou tablet) que receberá o aplicativo do Agente de MDM para ser gerenciado. Os dispositivos são sempre identificados pelo IMEI, mas podem ter seu nome editado para facilitar a identificação/localização interna.

Grupo: Mecanismo utilizado para agrupar dispositivos que receberão um conjunto de regras padronizado. O critério de agrupamento pode ser o setor da empresa (ex. vendedores), o fabricante do dispositivo ou outro que facilite a aplicação de regras em lote. O cloud4mobile permite a criação ilimitada de grupos.

Grupo padrão (definições): O grupo padrão é aquele cujas regras serão aplicadas a qualquer dispositivo adicionado no sistema, que não contenha um grupo definido.

Launcher: O launcher é uma interface personalizada para o controle de uso de aplicativos. Aplicando o launcher, o usuário somente terá acesso aos aplicativos que fazem parte dele, mesmo que existam outros apps instalados no dispositivo. Qualquer tentativa de abrir um app não autorizado, o launcher abrirá automaticamente se sobrepondo ao mesmo, impedindo seu uso.

Lock: É o recurso que permite realizar o bloqueio remoto de um dispositivo.

Modo quiosque: Em alguns contextos, o launcher e o modo quiosque (kiosk mode) são a mesma coisa. Mas no cloud4mobile, o modo quiosque é o conjunto de funcionalidades que permite bloquear o acesso do usuário à recursos relacionados ao hardware como botão iniciar, barra de navegação, configurações e outros, fazendo com que o dispositivo esteja totalmente “encapsulado”, conferindo maior segurança. A disponibilidade desses recursos depende de acesso a APIs especiais de fabricantes.

Monitor: Os monitores são recursos utilizados para coletar informações dos dispositivos e informar ao servidor, podendo ser visualizados através do console de operações. A habilitação de monitores, os tempos entre coletas, bem como o tempo entre sincronizações com o servidor devem ser configurados manualmente. Lembramos que quanto maior a frequência, mais bateria será consumida para a realização do monitoramento.

Operação: É o nome dado a qualquer atividade realizada através do console de operaçõese enviada ao dispositivo. No painel de operações é possível visualizar o estado (status)

Pacote: No contexto do cloud4mobile, o pacote é o seu aplicativo próprio, também chamado de APK.

Painel de gerência: É o painel de administração da conta, onde são inseridos novos usuários, alterado o logotipo e onde se obtém acesso aos tokens dos ambientes.

Perfil: Um perfil corresponde a um conjunto de regras comuns, configuradas para serem compartilhadas por dispositivos com necessidades semelhantes.

Serviço LG: Aplicativo desenvolvido a partir de APIs especiais da fabricante LG, dando poder ao administrador do sistema para aplicar políticas de segurança.

Serviço Samsung: Aplicativo desenvolvido a partir de APIs especiais da fabricante Samsung, dando poder ao administrador do sistema para aplicar políticas de segurança.

Subgrupo: Um grupo (filho) derivado de outro. No cloud4mobile é possível criar até cinco níveis de subgrupos. Uma regra aplicada a um subgrupo, será restrita a ele. Mas uma regra aplicada a um grupo, será extensiva a todos os subgrupos atrelados a ele.

Whitelist: Lista de aplicativos autorizados pela empresa.

Wipe: Limpeza remota do dispositivo. Ao executar o wipe, você estará formatando o dispositivo o que justifica a necessidade de digitação da senha para confirmar a execução dessa operação.

Esses são alguns termos importantes para que você possa saber os caminhos do cloud4mobile. E se faltou algum, não deixe de comentar! 🙂

O conteúdo foi útil? Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *