Gerência de aplicativos móveis no cloud4mobile

Gerência de aplicativos com cloud4mobile

Gerenciar o uso de aplicativos móveis tem se tornado uma das demandas mais críticas das empresas que optam pela mobilidade. Isso ocorre porque o uso de aplicativos nas empresas está em constante crescimento. Segundo o Relatório Sobre Apps Personalizados, publicado mundialmente pela FileMaker (subsidiária Apple), a adoção dos apps por empresas está diretamente relacionado com o aumento de sua eficiência e lucratividade.

“Mais de 70% das empresas registram aumento de produtividade, 81% reduzem tarefas ineficazes e 60% reportam maior retorno sobre investimentos, ou ROI” aponta o relatório baseado em centenas de entrevistas nos países onde a FileMaker atua.

No entanto, o uso de aplicativos geralmente vem acompanhado da necessidade de equipar a força de trabalho com dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Já falamos a respeito no post sobre MDM. Agora, nosso foco será no processo de gerência de aplicativos com o cloud4mobile.

Distribuição de aplicativos no Android:

Como o cloud4mobile está disponível para dispositivos Android, vamos focar esse exemplo nessa plataforma. Antes de tudo, é preciso compreender que no Android, aplicativos são distribuídos na forma de pacotes APKs (Application Package). O sistema operacional possui sua loja de aplicativos (Google Play Store), plataforma de distribuição e instalação de aplicativos. Através da Play Store a aquisição, download, instalação e atualização de aplicativos são procedimentos triviais. No entanto, esta estrutura só está disponível para aplicativos disponibilizados publicamente na Google Play Store.

Já a distribuição de aplicativos corporativos, de forma restrita aos dispositivos de seus colaboradores, não precisa passar pela loja do Google. Este processo até pode ser realizado com o uso de ferramentas simples como e-mail ou sites de compartilhamento de arquivos, só que tais recursos são pouco eficientes para suportar um bom processo de gerência de aplicativos. Processos mais elaborados tipicamente levam em conta direitos de uso através de perfis de usuário, atualização de software automática, inventário de software dos dispositivos da empresa, entre outros. Para suportar um processo destes é necessário construir infraestrutura própria. Outra opção, seria utilizar uma ferramenta que permita a transmissão dos pacotes, bem como a gestão mais eficiente do processo.

No cloud4mobile, após realizar o enroll de um dispositivo, basta clicar sobre o menu ‘Aplicativos’ para que seja enviado o APK para o dispositivo ou conjunto de dispositivos desejado. Após, crie um rótulo (nome de exibição) do aplicativo.

Obs: O nome do pacote deverá ser exatamente o mesmo que está especificado internamente no APK. Se preferir, deixe esse campo em branco para que o sistema preencha automaticamente, evitando erros.

gerencia-de-apps-tela-distribuicao

Tela de exemplo da distribuição de APK via cloud4mobile.

Requisição, instalação e remoção de aplicativos:

Instalação e remoção de aplicativos no sistema Android são procedimentos relativamente simples, realizados com poucas linhas de código. Mas há algumas considerações importantes a serem feitas:

  • Local de instalação: a instalação sempre ocorre na memória interna do dispositivo. Alguns aplicativos podem ser movidos para o cartão de memória. Esta é uma característica de cada aplicativo. O mesmo deve vir configurado para poder ser instalado no cartão de memória externo e essa operação somente poderá ser realizada no próprio dispositivo.
  • Permissões: Aplicativos Android são baseados em permissões, que são concedidas pelo usuário no momento da instalação. Essa característica torna inviável a construção de um processo de instalação de aplicativos transparente para o usuário, exceto em casos especiais. Um exemplo de exceção é o processo de instalação silenciosa, realizada através do cloud4mobile em alguns dispositivos Samsung.

No cloud4mobile, ao realizar o enroll de um dispositivo basta clicar sobre o código dele para acessar os detalhes do mesmo, e exibir a lista de aplicativos instalados. Isso permite visualizar todos os aplicativos presentes no dispositivo, avaliando se os apps necessários estão instalados, bem como qual a versão que está ativa. Além disso, é possível incluir os apps proibidos (como Facebook, Pokemon Go e outros) em uma blacklist, para impedir o uso por parte do usuário do dispositivo.

A tela abaixo exibe um exemplo de uma lista de aplicativos instalados em um dispositivo, com um app selecionado para ser enviado para à blacklist.

Gerência de aplicativos no cloud4mobile - exemplo

Tela de exemplo: lista de aplicativos – cloud4mobile

Monitoramento e bloqueio de aplicativos:

No Android é possível identificar os processos em execução por código e também encerrar sua execução. Através destes recursos é possível construir um sistema de bloqueio de execução de aplicativos nos conceitos de blacklist (lista de processos bloqueados) e de whitelist (lista de processos permitidos). No entanto, é necessário monitoramento constante dos processos do dispositivo para o correto gerenciamento deste sistema de bloqueio.

De forma alternativa, também é possível construir um launcher personalizado capaz de limitar o acesso aos aplicativos e recursos do sistema, substituindo o launcher padrão do sistema. Desta forma o novo launcher atua como um sistema de bloqueio (também conhecido por sistema quiosque ou kiosk mode).

No cloud4mobile, a gerência de aplicativos com o launcher está disponível atualmente apenas para dispositivos Samsung com Knox. Em breve será disponibilizado também para dispositivos LG e, posteriormente, para qualquer dispositivo Android.

Para utilizar, basta seguir as orientações na tela ‘Dispositivos’, fazendo o download via Play Store do Agente de MDM, Serviço Samsung e do Launcher, todos instalados no dispositivo a ser gerenciado.

Lembre-se que os aplicativos do cloud4mobile MDM só funcionam em dispositivos vinculados ao sistema.

gerencia-de-apps-blacklist

Gerência de aplicativos: tela de exemplo da inclusão na blacklist via cloud4mobile.

Como visto, é possível fazer uma boa gerência de aplicativos em dispositivos Android, com o cloud4mobile. Com isso, sua empresa poderá otimizar o uso dos dispositivos, reduzindo problemas gerados pelo uso de aplicativos impróprios.

Se tiver mais dúvidas sobre gerência de aplicativos no cloud4mobile. consulte o manual disponível nesse link ou entre em contato.

O conteúdo foi útil? Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *