Distribuição de aplicativos em lote no cloud4mobile

TUTORIAL DISTRIBUIÇÃO DE APLICATIVOS NO CLOUD4MOBILE

Essa semana fizemos uma nova liberação e a partir de agora, é possível fazer a distribuição de aplicativos em lote no cloud4mobile de uma forma muito mais simplificada, através da criação de um perfil. Esse novo recurso veio para melhorar a experiência de uso daqueles que possuem o desafio de gerenciar o uso de aplicativos em dispositivos móveis empresariais.

A gerência de aplicativos é uma das principais funções de um MDM robusto. Gerenciar aplicativos implica, dentre outras coisas, em saber o que está instalado em cada dispositivo, qual a versão que está rodando, quando foi a última atualização, etc. Inclui ainda recursos que permitem criar listas de aplicativos permitidos (whitelists) ou listas de aplicativos bloqueados (blacklists)  e é claro, distribuir e atualizar os aplicativos. Tudo para melhorar o desempenho de processo, gerando redução de custos e otimizando o tempo de suporte e intervenção da TI.

Como funciona o novo recurso de distribuição de aplicativos no cloud4mobile MDM:

Primeiramente, é importante que você faça o upload dos seus aplicativos próprios. Para isso, clique sobre a aba ‘Aplicativos’ no menu lateral. Clique sobre a opção Criar App Android, adicione um rótulo que faça sentido (pode ser o nome do APK) e deixe o nome do pacote em branco. Clique no botão ‘Upload’ ao lado do seu nome rótulo e adicione o seu APK na plataforma.

Instalação de aplicativos no cloud4mobile

Feito isso, é necessário criar um GRUPO. Para isso, clique sobre a opção ‘Grupos’ no menu lateral e dê um nome ao seu grupo. É possível criar até cinco níveis de hierarquia.

Criar um grupo no cloud4mobile

Agora vamos para a parte da criação do seu perfil. Para isso, clique na aba ‘Perfis’, clique em ‘Novo Perfil’ e selecione a opção ‘Instalação de Aplicativos (Android). Clique em ‘Avançar’.

Criação de perfis no cloud4mobile MDM

Após, você deverá selecionar se deseja que a atualização ocorra sempre de forma automática ou apenas quando o dispositivo estiver conectado ao wifi.

Marque o checkbox ao lado de cada APK que você deseja distribuir e clique em avançar. Nomeie e descreva seu perfil e clique em salvar.

Criar perfil de instalação de aplicativos

Agora, você deverá vincular o seu perfil ao grupo que você criou lá no começo. Ao fazer a associação, todos os dispositivos vinculados ao grupo terão o perfil aplicado.

Associar perfil a um grupo no cloud4mobile MDM

Para vincular os dispositivos, você deverá retornar à tela inicial, marcar o checkbox ao lado de todos os dispositivos que farão parte desse grupo, selecionar o grupo criado e confirmar a associação.

Associar dispositivos a um grupo no cloud4mobile MDM

Pronto! O perfil será automaticamente enviado para todos os dispositivos que fizerem parte desse grupo!

Observação:

A instalação silenciosa, por enquanto, está disponível apenas para dispositivos Samsung com Knox e LG Gate. Em breve, o recurso será liberado para todos os dispositivos a partir da versão 5.1 do Android. Consulte se já desejar testar essa opção.

Para os demais dispositivos, será enviada uma requisição ao aparelho que dependerá da intervenção do usuário para confirmar a instalação.

Se tiver qualquer dúvida ou dificuldade no seu processo,  entre em contato e ajudaremos você!

O conteúdo foi útil? Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *