Como impedir o hard reset com cloud4mobile

Como impedir o hard reset no Android com cloud4mobile MDM

O hard reset é uma das tentativas mais comuns de fuga em um sistema de MDM. Muitas vezes, o usuário utiliza esse subterfúgio para tentar obter acesso a algum aplicativo de uso pessoal temporariamente. Depois, aplica novamente o hard reset e contata a TI da sua empresa dizendo que teve alguma dificuldade.

Recentemente, tivemos um caso de um cliente que relatou esse problema. O funcionário em questão havia instalado Pokemon Go no dispositivo da empresa. O aplicativo foi removido, o launcher reaplicado e o colaborador advertido, já que o dispositivo não era adequado para esse tipo de uso que poderia ocasionar problemas de super aquecimento, dentre outros.

A partir desse relato bem como de solicitações de outras empresas, foi disponibilizado no cloud4mobile MDM o bloqueio do hard reset (redefinição de fábrica). Ao marcar o checkbox dessa opção, será desabilitado o hard reset e assim, eliminada a chance de escape.

Por enquanto, esse recurso está disponível apenas para dispositivos Samsung (com Knox) e LG (com GATE). Em breve será disponibilizado para qualquer dispositivo Android a partir da versão 5.0 (Lollipop).

Confira abaixo um passo a passo para utilizar esse recurso no cloud4mobile.

Antes de tudo, certifique-se de que o dispositivo já esteja vinculado ao sistema. Após, clique sobre a aba “Perfis” no menu lateral. Em seguida clique sobre a opção “Novo Perfil”, destacada na imagem abaixo, à direita.

Leia nesse post mais informações sobre recursos especiais Samsung no cloud4mobile.

Tela de criação de perfil no cloud4mobile MDM

Após, marque a opção “Configuração de Políticas”, selecionando a fabricante de seu interesse (Samsung ou LG), conforme figura abaixo. Após, clique sobre a opção “Avançar”.

tela de seleção para configuração de políticas no cloud4mobile MDM

Feito isso, marque o check box “Desabilitar padrão de fábrica”, no quadrante “segurança”, conforme imagem abaixo.

Aplicação do bloqueio de hard reset no cloud4mobile mdm

Ao avançar, crie um nome e uma descrição para seu perfil. Recomendamos que a descrição inclua que problemas aquelas politicas visam evitar. Clique em “Salvar” e seu perfil terá sido criado.

tela de identificação de perfil no cloud4mobile mdm

Feito isso, basta associar o perfil ao grupo de seu interesse. Por exemplo, “Vendedores Campinas”. Todos os dispositivos que forem associados ao grupo receberão a política.

Esse foi um exemplo de aplicação do bloqueio de hard reset. No entanto, você pode (e deve!) adicionar na mesma etapa todas as configurações que julgar relevante e aplicáveis à sua política de mobilidade.

Obs: O cloud4mobile conta com versões em inglês e espanhol, que irão ser exibidas de acordo com o idioma padrão de seu navegador. Se tiver qualquer dúvida entre em contato. Nossa equipe está sempre pronta para atender!

O conteúdo foi útil? Compartilhe!

3 ideias sobre “Como impedir o hard reset com cloud4mobile

  1. Olá Fernando! Se configurado corretamente, esse procedimento irá bloquear o hard reset no dispositivo. Se precisar de ajuda, envie uma mensagem através do console de operações e nossa equipe de suporte irá ajudar você! 🙂

    • Oi, Igor!

      O cloud4mobile bloqueia a função de Hard reset na maioria dos dispositivos Samsung.

      O Hard reset é quando o usuário pressiona os três botões do dispositivo para restaurar as definições de fábrica. Com o bloqueio ativado, o hard reset não será executado.

      Sugerimos que você faça um teste gratuito para testar essa funcionalidade no nosso sistema, além de outros recursos: https://admin.cloud4mobile.com.br/Account/Register

      O teste gratuito é válido por 60 dias, para até 5 dispositivos.

      Nossa equipe comercial fica a sua disposição pelo e-mail contato@cloud4mobile.com.br 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *