Aumente a segurança dos dispositivos móveis com uma interface personalizada

O Launcher Android é o recurso mais demandado quando se trata de gerenciamento de dispositivos móveis, e traz diversos benefícios para garantir que sejam utilizados de forma coerente pelos seus usuários. O ambiente do launcher proporciona mais personalização, segurança e produtividade devido a diversos recursos. Confira alguns deles.

A mobilidade empresarial permite que os colaboradores trabalhem onde quer que estejam – e a tecnologia colaborou muito ao facilitar diversos processos com o auxílio de smartphones e tablets com conexão à internet e redes compartilhadas.

Mas, quando se fornece um dispositivo corporativo ao colaborador, é importante garantir o bom uso e a segurança. Soluções em MDM (Gerenciamento de Dispositivos Móveis, em português) são um caminho para isso. Eles permitem que o administrador efetue permissões, restrições e monitore diversas ações dos dispositivos, como a localização geográfica e o uso de aplicativos e dados. Um dos recursos mais populares e aparentes quando o assunto é MDM é o launcher, que oferece, em uma tela inicial, um ambiente personalizado às necessidades da equipe de trabalho.

Um dos recursos da personalização de launcher é a opção de colocar o logo da empresa como plano de fundo da tela inicial.

O launcher do cloud4mobile é uma interface personalizada para o controle de uso de aplicativos dos dispositivos Android. Aplicando o launcher, o usuário somente terá acesso aos aplicativos que fazem parte da sua configuração, mesmo que existam outros aplicativos instalados no dispositivo. Ele permite que o usuário acesse apenas os aplicativos autorizados pela empresa.  Qualquer tentativa de abrir um app não autorizado, o launcher abrirá automaticamente, se sobrepondo ao mesmo, impedindo seu uso. Além disso, ele conta com a opção de bloquear a barra de notificações, evitando a possibilidade de “fugas”. A configuração de perfil de Launcher Android é feita no Console de Operações do cloud4mobile, em Perfis no menu à esquerda.

Crie uma configuração de perfil de Launcher através do Console de Operações > Perfis.

Conheça alguns dos recursos do launcher que geram mais segurança aos dispositivos e resultam em uma produtividade maior para as equipes de trabalho:

Segurança através da personalização

O acesso aos sistemas corporativos é um ponto de grande risco para a segurança da informação, e deve ser protegido de forma adequada. O uso de uma interface personalizada, como o launcher, aumenta drasticamente a segurança do acesso do dispositivo aos sistemas corporativos. As configurações personalizadas do launcher garantem o uso apropriado do telefone corporativo por parte dos colaboradores e das equipes. Ao passo que eles passam a ser usados para fins adequados, a produtividade dos usuários ao utilizar os dispositivos também aumenta.

As políticas de restrição, como acesso ao navegador e a apps sociais, permitem também que o dispositivo não seja infectado por vírus. Mais monitoramento significa não só a segurança das informações, mas também uma maior vida útil para os dispositivos.

Quando se fala em aumento de segurança com MDM, um dos principais recursos que os administradores buscam é impedir que os usuários compartilhem ou divulguem informações do aplicativo corporativo, por exemplo enviar lista de preços do aplicativo de força de venda para um concorrente.

Envie configurações para vários dispositivos de uma só vez

No cloud4mobile, você pode transmitir as configurações personalizadas para vários dispositivos de uma única vez através da criação de perfis e grupos no Console de Operações. Um perfil corresponde a um conjunto de regras comuns, configuradas para serem compartilhadas por dispositivos com necessidades semelhantes. Já os grupos foram criados para agrupar dispositivos a receberem um conjunto de regras padronizados, através da vinculação de perfis. Tanto os perfis quanto os grupos podem ser nomeados para melhor identificar as equipes da sua empresa. Enviar informações em lote permite mais praticidade na hora de gerenciar os dispositivos e monitorá-los.

Defina os aplicativos que podem e não podem ser utilizados

Na política de configuração de launcher no cloud4mobile, disponível no Console de Operações, existe uma lista para identificar quais aplicativos vão estar liberados nos dispositivos e e quais não estarão desativados para uso. Quando é feita a ativação do launcher em dispositivos Android for Works, ele remove os apps não autorizados como aplicativos da operadora e do fabricante. Se o usuário descobrir um jeito de chegar até eles, o launcher automaticamente irá se sobrepor para impedir o acesso.

Saiba como isolar aplicações no Launcher Android do cloud4mobile

Outro recurso importante disponível no launcher são os APKs. Caso os usuários dos dispositivos precisem utilizar aplicativos próprios desenvolvidos pela sua empresa, eles podem ser adicionados através do Console em Aplicativos > Meu Repositório, e transmitido aos grupos configurados com o launcher.

Para incluir APKs no Android for Works, existe mais um passo a ser considerado: depois de fazer o upload no arquivo no Meu Repositório, é preciso criar um Perfil de Instalação de Aplicativos da Google Play e selecionar o APK, a ser distribuído no grupo que o dispositivo está vinculado.

Através da configuração de launcher também é possível definir as restrições da execução do uso de aplicativos por dia da semana e horário.

Recursos especiais para dispositivos Samsung, LG e Android for Works

O c4m oferece a configuração de launcher para qualquer dispositivo Android, mas possui configurações adicionais para dispositivos Samsung KNOX, LG Gate e Android for Works, como o Modo Quiosque (desabilitar botão de início, barra de navegação, barra de status e gerenciador de tarefas, por exemplo), Redes (Modo avião, WiFi, Bluetooth, NFC), Segurança (Desabilitar desligamento do aparelho, desinstalação de aplicativos, redefinição de fábrica e compartilhamento de área de transferência entre aplicativos) e Multimídia (Desabilitar gravação de áudio, vídeo, fone de ouvido, microfone, câmera e captura de tela).

Monitore o uso dos dispositivos

Depois de transmitir as configurações do launcher, é possível monitorar o uso dos dispositivos no Console de Operações, opção Dispositivos no menu à esquerda. Alguns dos recursos de monitoramento são a localização em tempo real, histórico de localização, bateria, armazenamento, consumo de dados e políticas de senha, que também tem suas próprias configurações.

Faça um teste gratuito por 60 dias.

O conteúdo foi útil? Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *