Gerenciando dispositivos Android for Work no cloud4mobile

Android for Work é um programa oficial do Google para dispositivos móveis de empresas, para distinguir dispositivos pessoais e corporativos. O desempenho desse programa possibilita um controle maior dos dados e da privacidade dos dispositivos e o potencial dos recursos do Google permitem facilitar, aprimorar e garantir a segurança na rotina de trabalho das equipes de campo. Esses diferenciais agregam benefícios para empresas de diferentes portes que utilizam dispositivos móveis com o sistema operacional Android.

O programa habilita parceiros de atuação global para que contem com essas vantagens. A partir da solução desses parceiros, os dispositivos móveis poderão ser habilitados com Android for Work. Entre esses parceiros está o cloud4mobile, que oferece recursos especiais do programa através da sua solução de MDM, gerenciamento de dispositivos móveis. Os recursos especiais dizem respeito à segurança e as funções multimídia, além de contar com um enroll automatizado silencioso, que facilita a inclusão de dispositivos no Console de Operações do cloud4mobile, ambiente onde o administrador faz o gerenciamento dos dispositivos.

O gerenciamento dos dispositivos Android for Work no cloud4mobile é diferente em alguns pontos, comparado aos demais dispositivos no Console de Operações. Mas isso não significa que seja algo complicado de fazer – o passo a passo continua fácil de entender e simples de operar, confira:

Vincule sua conta do Google

Antes de começar o gerenciamento dos dispositivos no Console de Operações do c4m é necessário que uma conta do Google que represente a empresa seja vinculada ao ambiente de gerenciamento. Essa ação é feita no Portal da Gerência, em Android for Work: Configurar conta gerenciada pelo Google:

Depois de vinculada a conta, será possível adicionar os dispositivos no ambiente.

Inclusão de Dispositivos

O primeiro passo recomendado no Console, para novos administradores, é a inclusão dos dispositivos da empresa, de todos os dispositivos que o nosso cliente deseja gerenciar. Se você optou por utilizar o programa Android for Work, o caminho é diferente dos demais. No Console de Operações, em Dispositivos, clique em Adicionar Android for Works:

Conforme mostra na imagem acima, existe um passo a passo diferente para dispositivos com versão de Android 7 e superior, e outro para a versões até o Android 6. É importante ressaltar que até a versão 6 do Android, a inclusão de dispositivos é feita manualmente, já a partir da versão 7 o processo é automatizado, feito em lote. E para que isso aconteça, é preciso que os dispositivos estejam com as configurações de fábrica, zerados.

Na tela do Console, para adicionar os dispositivos Android for Work, consta todo o passo a passo a ser feito no dispositivo, que utiliza do QR Code e Enroll para automatizar o processo.

Inclusão de aplicativos da Google Play

Como o dispositivo com Android for Work é usado para fins corporativos, a loja de aplicativos Play Store se torna a Google Play Work. É nesse lugar que o administrador dos dispositivos vai aprovar os aplicativos que serão permitidos para o uso. Deve ser considerado todos os aplicativos, independente se alguns dispositivos terão permissão de acesso a apps diferentes do que outros. Essa diferenciação será feita depois, nas Políticas de Configuração.

Política de Configuração

Para aproveitar os recursos especiais do programa Android for Work listados abaixo, é necessário criar um Perfil de Política de Configuração Android for Work, em Perfis, no Console de Operações. Um perfil corresponde a um conjunto de regras comuns, configuradas para serem compartilhadas por dispositivos com necessidades semelhantes.

Segurança
  • Desabilitar modo de Segurança
  • Desabilitar modificação de contas
  • Desabilitar funcionalidades de depuração
  • Bloquear aplicativos desconhecidos
  • Desabilitar instalação de aplicativos de fontes desconhecidas
  • Política de permissão
  • Desabilitar redefinição de fábrica
  • Política de Atualização do Sistema
  • Desabilitar adição de usuários
  • Horário de Inicio da Janela de Atualização
  • Desabilitar remoção de usuários
  • Horário de Fim da Janela de Atualização

 

Multimídia
  • Desabilitar microfone
  • Desabilitar câmera
  • Desabilitar captura de tela
  • Desabilitar controle do volume principal

 

  • Enroll automatizado silencioso

O cloud4mobile também oferece outras Políticas de Configuração que podem ser associados aos dispositivos. Mas é importante destacar que a Política de Configuração Android for Works precisa estar instalada para que a Política de Senha e a Política de Launcher funcione.

Outra Política de Configuração é a Instalação de Aplicativos da Google Play (Android), onde serão criados perfis com os aplicativos aprovados da Google Play Work, que mencionamos no item anterior.

Os perfis são úteis porque são agregados aos Grupos posteriormente, local onde os dispositivos serão relacionados, sem a necessidade de fazer a configuração por dispositivo, e sim selecionar todos os dispositivos que receberam as configurações.

Ou seja, os perfis são configurações determinadas para um grupo de dispositivos, que pode ser identificado pelas necessidades de um setor, filial ou equipe de uma empresa.

Automação

Um dos principais diferenciais do Android for Work no cloud4mobile é a capacidade de ser atualizado sem que o administrador precise solicitar no Console de Operações. Uma vez determinada uma regra para atualização, será feito o auto-update. Isso é visto de forma mais clara a partir das versões do Android 7.

Inclusive o próprio sistema operacional (Android) é atualizado automaticamente nos dispositivos, sem consequências para as configurações determinadas para eles através do cloud4mobile.

A Política de Configuração do Android for Works é um exemplo onde é possível configurar a atualização automática dos aplicativos e do sistema e o horário em que será feito nos dispositivos com esse perfil.

Política de Configuração Android for Work no cloud4mobile

Você pode terminar a atualização por aplicativos no Console de Operações em Aplicativos > Google Play.

Ficou curioso e quer testar nossa plataforma? Faça um teste gratuito por 60 dias, válido para até 5 dispositivos: http://cloud4mobile.com.br/

Ficou com mais alguma dúvida sobre Android for Work ou nosso sistema de MDM? Nos envie um e-mail para contato@cloud4mobile.com.br 🙂

O conteúdo foi útil? Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *