5 dicas para garantir a segurança na mobilidade empresarial

5 dicas para garantir a segurança na mobilidade empresarial

Recentemente, vivemos o maior ciberataque da história. Grandes empresas espalhadas pelo mundo viram seus dados sequestrados e registraram prejuízos que somaram bilhões de dólares. O ransomware serviu para mostrar à todos o quão frágeis podem ser suas barreiras de segurança e acender a ideia de que é preciso investir mais em segurança. Sendo os dispositivos móveis um dos principais alvos desse tipo de crime virtual, nesse post apresentamos algumas das principais ameaças de segurança para a mobilidade empresarial e como proteger sua empresa.  Conte com um sistema de gerenciamento de dispositivos móveis (MDM/EMM)
O uso de um MDM pode garantir que somente sejam acessados os aplicativos autorizados, além de permitir a limpeza remota sempre que necessário. Para uma política de mobilidade eficiente, esse é o primeiro passo.

Separe trabalho de lazer
O ideal é que os dispositivos de trabalho sejam utilizados apenas para esse fim. Parece radical, mas dependendo do tipo de informação que circula através deles, é um cuidado necessário para poder garantir a restrição de uso e a proteção dos dados.

Controle adequadamente dispositivos perdidos ou roubados
Quando se trata de dispositivos perdidos ou roubados, assegure-se de que seus procedimentos estejam claramente definidos e que sua equipe conheça e compreenda exatamente o que fazer. Descubra se seu departamento de TI pode fazer uma limpeza remota e certifique-se de que todos os dispositivos estão protegidos com senhas.

Faça sua política de mobilidade ser compreendida e seguida por todos
É vital garantir que os membros da sua equipe compreendam sua política de mobilidade e os riscos de utilizar um aplicativo não autorizado, baixando pelas lojas de app. Essa orientação deverá ser repassada para todos os novos colaboradores que ingressarem na empresa.

Conte com o uso de um antivírus atualizado
Mesmo que suas equipe utilize apenas aplicativos autorizados e siga as políticas, se um malware chegar através do e-mail ou aplicativo de mensagens instantâneas e for clicado, pode ser um grande risco. Nesse ponto o antivírus é uma arma poderosa para a proteção dos dados.

 

Infelizmente, os ataques estão cada vez mais sofisticados e frequentes. Mas com alguns cuidados, é possível minimizar os riscos e evitar prejuízos maiores.

O conteúdo foi útil? Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *